Fui formado em Bete



Era aniversário de seis anos do Du e a mãe dele fazia o melhor cachorro-quente de festa de toda a rua. Naqueles mini-pães de leite, sabe? Bom demais! Na noite da comemoração que reuniu toda a molecada do quarteirão, eu, aos sete anos, esperava sentado no sofá da sala da casa do Du até que a mãe dele passasse com a assadeira lotada oferecendo os hot dogs. Nada de ficar em volta da Angélica - a mãe do Du - perguntando se faltava muito para ficar pronto ou se já poderia ir comendo o que ela já tinha preparado. Coisas que a maioria das outras crianças faziam desnorteadas.

"Na casa dos outros você não pede nada. Tem que esperar te oferecer e aí você pega". A dica é da minha mãe, a Bete. Como diz uma amiga que seu jeito mineiro de ser, eu era "ensaiado" antes de sair de casa. "No restaurante, não é para ficar correndo no meio das mesas, nem engatinhando embaixo delas. Se os filhos dos outros agirem assim, você fica ali sentado com a gente e deixa que eles são problema dos pais deles". Essa é outra que me lembro bem. E assim foi. E assim é.

Uma da frases que mais ouvi na minha infância foi "O Matheusinho é tão educado. Menino de ouro, viu, Bete?!". Para o agrado da minha mãe - e meu - e ranço dos outro moleques da rua... Hahaha.

Aos 32 anos, a educação que ela me deu, continua com tudo. No trabalho, com os amigos e até nos encontros primeiro e poucos encontros com os fofos que a vida como solteiro me apresenta. O que derruba com a cartilha da Bete é a minha impaciência. Mas aí não é culpa dela e sim das outras mães sem-noção que geraram alguns sem-noções ou simplesmente desse sem-noções que nunca respeitaram suas boas mães. Difícil afirmar.

Mas posso dizer com certeza que meu humor vem dela. Quem conhece sabe. A Bete é gentil e ácida nas piadas. Eu amo. Eu me borro de rir. Sua criatividade não descansa um minuto. Nem a minha.

Ela segura a onda e reclama quase nada. Isso eu ainda posso melhorar me inspirando nela. A Bete adora um chope. Cerveja? Só Skol. E isso eu também posso me inspirar nela, só que para eu beber menos. Ela bebe na dose dela, do jeito dela, no copo dela - que nunca pode estar cheio, afinal, esquenta. Se beber com ela, sirva somente até a metade. vai por mim. 

Desde que me mudei para a minha casa e minha irmã para a dela, nos reunimos com meus pais toda sexta-feira. É o nosso Betefriday! O happy hour na casa dela ou em algum boteco que sirva chope em dobro.

Trabalhou, trabalhou. Aposentou. Mais de vinte anos no mesmo lugar. Não pirou lá. Nem deprimiu aqui. Criou sua rotina, vai atrás das suas coisas. Todos os dias. Do Sumarezinho ao Centro de Ribeirão Preto, vai e volta a pé. Mais de uma vez ao dia, se ela lembrar de algo que quer ver ou criar em suas confecções e pirações.

Descobriu a Netflix. Está revendo Game of Thrones. E fuça em tudo. Ela sabe das coisas antes mesmo de mim e da minha irmã. Aplicativos, notícias, tendências, memes. Mas não enche ninguém de bobeiras no WhatsApp. O bom senso que ela ensina, começa por ela mesma.

Me ajuda em tudo o que pode. À minha irmã também. Leva meu pai na rédea curta. Nunca relaxou em nenhum desses pontos, em todos esses anos. Nem com a gente.

Corrigiu sempre. Apanhei de chinelo, de unhadas, de cabide, de escova de cabelo e uma vez (quase) foi com o rodo. Ela jura que só me ameaçava para eu correr, mas que não iria me acertar. Hoje eu confio. Na época, não arriscaria descobrir.

Mas eu era terrível. Quando bebê, ela conta que eu chorava sem parar. Era de benzedeira a galho de arruda embaixo do meu travesseiro par ver se algo resolvia. 

Eu vivia com a garanta infeccionada. Ou o ouvido. Teve a fase de tentar a homeopatia. Enquanto eu brincava na rua, ela abria o portão cinza de ferro da nossa casa, olhava para o rumo onde eu estava e berrava bem alto, "MATHEEEEEEEEUS...". Meus amigos todas as vezes soltavam: "Matheus, sua mãe está te chamando". Como se eu - e todo o bairro Avelino Palma - já não tivesse percebido isso. Era para eu tomar as bolinhas da homeopatia. Ou uma colher de Biotônico Fontoura com sucupira. Ela tentava de tudo. E acordava bem cedo. Entrava para trabalhar às sete da manhã e quando ela estava pronta esperando no carro enquanto meu pai voltava para usar o banheiro, morria de medo de perder o "prêmio" - um tipo de bônus pago com o salário pela pontualidade dos funcionários.  

Sobre eu acordar, cedo, "Eu vou te chamar uma vez e você precisa levantar". Ela abria a porta e lá vinha um "Matheus, está na hora". Deixava a luz acesa. Era minha responsabilidade levantar e me arrumar para a escola. O mesmo com o meu leite com achocolatado. Quando muito pequeno, ela fazia e deixava sobre a pia para eu chegar, misturar e beber. Depois, "você levanta e faz o seu leite". Quando comecei a trabalhar, despertador. Se vira.

Me torturou para eu começar a estudar inglês. Aos nove anos. Estamos falando de 1996. Ainda era tendência. Hoje é obrigação. Eu odiava. Hoje agradeço.

Tirar carteira de motorista? "Você precisa começar a trabalhar para juntar dinheiro para isso. É melhor você já tirar de moto também porque pode aparecer algum emprego que precise. Assim eu fiz. Reprovei. Eu mesmo paguei.

"Por que você não faz um curso nisso? Por que não faz um consórcio para ir tendo um dinheiro e não gastar tudo? O pai e mãe não têm dinheiro para te pagar cursinho ou faculdade, mas a gente te dá todo o resto que precisar para você fazer, se quiser". Aqui estou, jornalista. Coordenador de Marketing. Comprei meu carrinho e o meu cantinho.

Hoje não me cobra nada. A troca é espontânea. Sempre sabe onde estou. Não é dar satisfação, é ter consideração.

Além do humor, eu destacaria o ponto de a Bete não se fazer de vítima. Quando eu nasci, meus avós se ofereceram para ficarem comigo o dia todo. Ela não achou justo ocupá-los com isso. "Deixa o menino com a gente, Elisabete!". Ela topou no máximo meio período. No outro, eu ia para o berçário.

A minha mãe não sabe, mas, às vezes, enquanto estamos conversando, eu estou reparando em cada detalhe dela. Acho graça do seu jeito com as mãos, os termos que ela usa, as palavras que ela mesma inventa, coisas que ela "incrementa" nas suas roupas... Tudo muito consciente de quem ela é, como ela é e o que ela me ofereceu na formação e presenteia todos os dias. 

Hoje é aniversário dela e a única coisa que eu desejo são novos dias para ela e com ela, a Bete, minha mãe.


~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D|  

Compartilhe pelo WhatsApp
Ao acessar o Caneca pelo celular, compartilhe este texto com seus amigos. É só clicar na descrição abaixo.

~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D| ~D|

Comentários

Unknown disse…
Me tocou! Mães tem um papel fundamental em nossa vida e está longe de ser por motivos óbvios. Eu fui criada com mãe e padrasto, pai e madrasta, com vó e isso foi se alternando até que eu tive idade e condições de dizer: chega, eu vou morar sozinha e bem longe tudo isso aqui. Não foi ingratidão. Não mesmo. Mas eu precisava sair e descobrir quem eu era depois de tanta gente participando da minha formação, moldando meu caráter e influenciando na minha personalidade. Duas delas tiveram maior poder e foram as minhas mães. Ambas foram mães muito jovens. A minha biológica mal fez 15 anos e me pariu nos anos 90. A outra tinha dois filhos aos 20 e do dia pra noite ganhou mais dois de brinde do meu pai, filhos de outra mulher. Barra. A primeira, eu tenho lembranças de olhar pra ela e ver uma mulher linda, alma da festa, requisitada, sonhadora, trabalhadora, comprometida, carinhosa, moleca e desejada pelos homens e mais ainda odiada pelas recalcadas. Já a outra mãe era uma mulher mais séria, não é de agradar muito, brava virada no giraia, uma onça pra defender as crias, sempre do lar, sempre esposa, sempre mãe enlouquecida com tantas responsabilidades domésticas e ainda tendo que cuidar de filhos que ela nem tinha parido - eu e meu irmão - mas ela cuidou. Apanhavamos cedo, meio dia e de tarde merecidamente. Ela persistiu no casamento e enfrentou de um tudo para estar até hoje ao lado do meu pai. Chora, ora e continua ali com uma fé sem igual. Dois perfis muito diferentes, mas que além do amor tinham em comum o caráter e a obsessão por limpeza e mandam muito bem na cozinha. Olho para mim e me vejo um mix delas. Eu tenho as duas dentro de mim e elas conflitam em muitas coisas, mas estão aqui sendo ativadas de acordo com a situação a lidar. Como toda adolescente que se preze eu surtei. Briguei com uma, depois com a outra. Mas você sabe né? Mãe é mãe. Uma me dava gelo a outra chorava magoada. Eu me lembro de várias vezes ir lá abraçar elas com o coração na goela implorando perdão, ou por não suportar o desprezo ou por não conseguir conviver com a culpa.
Unknown disse…
Continuando, pois você sabe que escrevo só o necessário!

Hoje sou uma mulher a beira dos 30 e só hoje tenho condições de enxergar real quem foram essas mulheres pra mim. Duas guerreiras, duas santas porque não é fácil me amar de verdade. Eu sou abençoada. Tenho duas mães. Dependendo da situação eu corro pra uma ou pra outra. Hoje eu olho para quem eu sou e volto 15 anos atrás para lembrar como elas eram e como reagiam a vida difícil que levaram e levam até hoje, a luta continua. A menina que brigava, qie sempre foi do contra e a ovelha negra da família, hoje olha para elas com um olhar de aprovação, de admiração, de respeito e muito amor. Eu não teria suportado tudo que elas passaram por amor a mim e meus irmãos. Me envergonho de ter apontado o dedo podre para elas tantas vezes. Quem sou eu? Te contei tudo isso porque no seu jeito de olhar a Bete tocou meu coração, pois hoje eu tenho condições de olhar a Dri e a Te e admirar sem criticar ou julgar e só agradecer. Olho para elas e meus olhos brilham de novo assim como quando eu era uma menininha e admirava aquelas duas super mulheres. Meu ego de adolescente e até uns aninhos atrás me cegaram e eu no auge da minha vaidade ousei tantas vezes julgar. Mulher feita que sou hoje, vivo um momento santo com elas. Onde família é prioridade. Onde exergo que o alicerce da casa é a mãe. E tenho maior orgulho de ser cria dessas duas malucas. Elas já não tem muitas das características que citei no começo e os tempos são outros. A vida bateu demais nelas. Assim como nós, elas vivem mais ciclo e eu fico é ligeira observando como elas lidam com a adversidade de coisas hoje. Continua difícil estar na pele delas é tem hora que até parece que a vida sofrida é regra dessa geração anos 70. Mas elas persistem batalhando, sendo fortes e corajosas, cuidando da família e principalmente da gente, os filhos. Dobram joelhos e abraçam a qualquer hora. Nossa... A sensação de felicidade é parte de mim agora e a gratidão nem se fala. Tudo que eu mais busco hoje é ser amiga dessas duas mulheres, não que não sejamos, mas quero transcender a relação de mães e filha. Quero ter tempo de qualidade com elas. Diferente de quando era nova e vivia correndo delas, pois nunca aceitei pitaco na minha vida independente de filha mais velha de 9 irmãos.
Unknown disse…
A #BeteFriday é fonte de inspiração para mim e eu entendi o sentido profundo desse momento Santo que vocês têm. Ouvi tantas vezes você falar nesses 3 anos que convivemos que graças a Deus é sexta que um dia entendi nas entrelinhas e me contaminei. Até já me convidei para um #BeteFriday que um dia sai, né?! Pois eu tenho certeza que é o momento de partilha, de comunhão e amor nutrido com a maturidade que a vida nos trouxe enquanto filhos de mães duronas, mas também amáveis e acolhedoras. Hoje vivo na mesma cidade que uma delas, e sei que não é por acaso. Há muita cura para nós duas e estamos passando um momento de lutas em família e Deus me quer lado a lado na batalha para apoiar ela, assim como ela se sacrificou a vida toda por mim e meus irmãos. A outra está a 1950km e a tecnologia é o que temos pois com a rotina que tenho só consigo ir lá uma vez por ano. É absurdo, mas é o que tinha até aqui. É o amor que mantém os laços quando assunto é mãe, porque por pior que fossem os meus defeitos ainda assim elas me amariam. Elas jamais desistiram de mim. Se sacrificaram. Sacrificaram sua juventude. Doaram seu tempo, amor, dinheiro e horas de sono para que eu pudesse vencer e crescer uma pessoa decente. Não foi pelo meu comportamento, foi por amor a mim. E o que me alegra é olhar nos olhos delas e ver que elas sentem orgulho da filha que tem e das coisas que conquistei por causa de tudo que elas fizeram por mim. E a prova maior de que o foco sempre foi minha felicidade e não capricho delas é me apoiarem incondicionalmente após eu pedir demissão do emprego e da vida que vivi até aqui. Não me julgaram ou questionaram uma só vez quando decidi jogar tudo para o alto para viver uma nova vida. Sei que elas estão comigo e isso me da paz de espírito para encarar a jornada desde sempre. Obrigada por tocar meu coração B. Te amo e amo a Bete através de você.
Meu Deus... Que consciência maravilhosa você chegou sobre elas. E como elas são realmente um presente para você. Obrigado demais por compartilhar comigo. Amei ler. Senti um pouco das dores delas e da alegria da troca que vocês já têm e que vai só aumentar. O BeteFriday com você vai sair. E o TeDriEveryday será sempre muito mais que um encontro presencial. luvU