Pensar coletivo é a regra número 1



Uma reflexão de Tássia Beig




Não sei se você já percebeu – eu espero muito que sim – mas o cenário mundial traz um recado claro e objetivo para todos nós: PENSEM COLETIVO!

Tá, tudo bem, tem muita gente por aqui que já postou textos e textos sobre o assunto. Todos muito válidos, coerentes, dignos de uma leitura efetiva. Daquelas que você senta com um café de frente ao computador ou pelo celular e sente em cada palavra a motivação e a intenção genuína do “textão do bem”. Esse é mais um deles, espero que cada frase concluída te traga a noção da importância da coletividade.

Se você parar para pensar, tudo o que é usado individualmente se torna hoje quase que um “elefante branco” em casa. Roupas de sair, trabalhar, ir à feira, ao parque abarrotam o armário, não precisamos delas.

É tempo de despertar e exercitar a coletividade. Não cabem mais pensamentos e operações onde os únicos beneficiados éramos nós e nossas famílias. Perceba as reais necessidades do mundo...todas elas se ligam ao coletivo, ao agir e pensar para o bem maior. O COVID-19 nos ensina muito, cabe a você querer aprender. O isolamento social bem executado não contribui somente com a saúde e o bem-estar da sua família, ele salva o mundo. A lição de olhar além do nosso próprio umbigo e enxergar o que existe do lado de fora é regra. Não dá pra fechar os olhos pra quantidade de empresas à beira da falência, para as demissões em massa, para as necessidades – ainda maiores – de comunidades carentes, favelas, pessoas que já não tinham nada pra oferecer no almoço e no jantar da sua casa e que agora amargam uma escassez muito maior.

Multinacionais, companhias de grande porte, a maioria delas mudaram sua maneira de rentabilizar e se voltaram para um lugar chamado COLETIVO. Outras ainda perceberam pelo isolamento algo que sempre destaquei muito em meu trabalho de engajamento em comunicação interna: colaboradores são essenciais, não são números, são peças-chave para a grandeza e prosperidade do negócio. 

Beleza, eu sei...nada é tão bonito e colorido assim. E está tudo bem também, não quero "passar o pano" no cenário caótico, até porque eu e minha família vivemos na pele a difícil notícia da demissão em massa durante o nosso isolamento social. Mas, os otimistas serão exaltados e é por isso que eu exalto também o tanto de empresa e profissionais que abriram sua visão para o coletivo. Dá uma rolada no feed, perceba o tamanho das adequações e novos projetos em tempos de Corona. Se renda a isso de todo o coração.

Tem uma empresa? Comece olhando para os colaboradores que estão nessa luta com você. O que eles estão precisando nesse momento? Posso aqui listar ao menos duas grandes coisas:

1 – Que você o perceba como ser humano, entendendo as reais necessidades dele para este período. Vocês precisam um do outro, como uma família, como coletivo.

2 – Acolha! Contribua com a saúde mental do seu colaborador. Existem tantas maneiras simples, claras – sem grandes investimentos – e objetivas para isso. Mensagens e ações sobre positividade, união, transparência e solidariedade causam grande conforto emocional. Acolhimento! (Se você precisar de ideias, eu estou à disposição para te ajudar - é de graça, esse texto não tem um cunho comercial implícito).

É só depois dessas duas primeiras ações que a gente pode começar a pensar na parte de estratégias para engajar com a equipe em Home Office ou para manter a produtividade dos colaboradores que continuam trabalhando, agora em número reduzido.

Está em casa? Comece sua postura coletiva olhando ao redor. Será que seu vizinho está precisando de uma cesta básica? Será que a padaria do bairro ou o vendedor de hortifrúti estão precisando de um empurrãozinho? Manda um Whats pra eles. Conhece um projeto assistencial na sua cidade? Que tal saber mais sobre as necessidades deles?

C O L E T I V I D A D E

Outra coisa, não se sinta desmotivado por olhar seu feed e perceber que talvez a ideia que você teve, a empresa do lado teve também. Que a ONG que você queria ajudar, já tem gente ajudando. Não é porque existem boas movimentações rolando que você não pode movimentar também. Essa é uma boa hora de contrariar o ditado popular e “Pecar pelo excesso”. Mas tem que ser excesso de coletividade e não de individualidade, combinado?

Dito tudo isso...agora me sinto mais motivada para escrever outros textos, dentro do meu conhecimento em comunicação para pessoas. Não me sentiria à vontade de falar sobre estratégias de engajamento e humanização sem antes reforçar a regra número 1 desse nosso cenário: PENSEM COLETIVO, hoje e sempre!

Até já já!


Publicação original em
https://www.linkedin.com/pulse/pensar-coletivo-%C3%A9-regra-n%C3%BAmero-1-t%C3%A1ssia-beig/


OBRIGADO por esse Feat com o Caneca, Tássia (Tynna para os mais chegados desde muito antes da pandemia). Sigam e conheçam no Insta e no Linkedin, além desta linda iniciativa Meu Filho Epi.



Comentários

Tássia Beig disse…
Gratidão! Uma honra fazer esse feat e estar no meio de tanta reflexão boa deste BLOGZÃO!
Tem que ter você. Tem que ter de novo! Tks Tynna.