Aprendemos no Castelo

Uma surpresa deu sabor especial ao meu domingo. Rolando a Time Line, encontrei o vídeo abaixo – um documentário sobre o clássico infantil da década de 90, Castelo Rá-Tim-Bum.

Ainda foi coincidência, pois comentei sobre o programa com meu tio durante o almoço. No próximo mês, minha prima fará cinco anos e pensei em presenteá-la com o DVD do Castelo, mas não sabia se ela iria gostar. “Nossa, ela adora. Já assistiu a algumas reprises, mas pararam de passar”.

Na semana passada, alguns colegas do ensino médio criaram um grupo na rede social com os alunos de nossa sala. Escola pública, salas de aulas precárias e professores idem. Ao mostrar uma das fotos para uma amiga de trabalho, ela soltou: “Nossa, Matheus, você deu sorte (por estar onde está com o aprendizado que teve na escola)”. E assistindo ao documentário hoje, vejo o quanto tudo que experimentei na infância me ajudou a aprender além do ensino escolar e isso inclui leitura de gibis e, com toda a certeza do mundo, ter assistido aos 90 episódios do Castelo Rá-Tim-Bum.

Obrigado aos alunos do curso de TV e Rádio da Universidade Anhembi Morumbi por produzirem este material. O documentário mostra de um jeito muito gostoso a essência do programa exibido em 1994 e sua relevância atualmente.

Play!

Comentários

Unknown disse…
Que lembrança boa!
Vi a estreia, a todos os episódios, as reprises. Até hoje, quase 20 anos depois, se estiver passando assisto também.
Estou com você, sis. É sempre muito gostoso e nos traz aquele sabor delicioso que só a nossa criança interior nos oferece.
Aline Sandoval disse…
Deu uma saudade agora.
Eu ficava esperando a hora do programa quando era criança...adorooo!
Eu também, Aline. E arrisco dizer que era às 19h na TV Cultura rsrs.

Eu sempre já estava na frente da TV neste horário.