15 anos de blog

 


Escrever é uma das coisas que mais ensinam sobre a gente. Quando você para, sozinho – porque mesmo que esteja junto de outras pessoas é algo que acontece entre seus pensamentos e seus dedos – tudo o que você descobre sobre si é tão bom quanto meditação – com o bônus, para alguns ansiosos, de que na escrita você tem algum movimento.

 

Ler também é meditar. Ou seja, se você escreve, conhece mais a si mesmo. Se você lê, idem. Porque a leitura também é algo feito sozinho, mesmo que com outras pessoas. Ela te leva para o que você entende sobre aquilo que lê e te acrescenta novos entendimentos.

  

Assim tem sido durante 15 anos da minha escrita na internet. Uma atividade deliciosa que beneficia outras pessoas e, principalmente, a mim por meio de tudo isso que comentei.

Foi no dia 27 de junho de 2007 que publiquei meu primeiro texto online, quando blog era a mídia que receberia a atenção de muita gente por sua novidade. Justamente durante uma aula de Novas Mídias durante a faculdade de jornalismo, criei minha conta no blogger e com ela o então Virando Jornalista, onde por anos escrevi sobre a profissão, sobre escrita, então comportamento e relacionamento, até que a página evoluiu para Do Fundo da Caneca, em 21 de fevereiro de 2015. (Veja o primeiro post, a mudança para o Caneca e os 10 anos de blog).

 

Em tempos de vídeos curtos, trends e montes de conteúdos seguindo cada vez mais iguais, a escrita, na minha opinião, ganha ainda mais força, justamente por não ser tão descartável e oferecer o que vemos cada vez menos: a unicidade – ou seja, o fato de ser muito mais singular, única, que muitos outros conteúdos e por exigir muito mais dedicação que de quem aceita se entregar a ela. É um mergulho mútuo, não um passar de dedos.

 

O Caneca ainda pode ser podcast ou outra mídia, além do sonho que tenho em publicá-lo como livro. Enquanto isso, agradeço todos os dias por poder escrever e por ter comigo pessoas que compartilham tanta experiência interessante, que confiam em minha escrita, para que novas mensagens sejam frequentemente transmitidas. Muito obrigado.

 


Comentários