Forno aberto não faz pão

 



Ouvi isso em um vídeo sobre culinária e parece que a frase é bastante usada no contexto da gastronomia. Mas, imediatamente, isso bateu em mim como uma metáfora perfeita para a incapacidade de muitas pessoas em tomar decisões, em fazer escolhas.

 

É preciso fechar o forno, em vez de permitir que tudo entre nele, para que o pão cresça.

 

Já conheceu alguém que faz dezenas de cursos e não aplica nada? Forno aberto.

 

Quem queira estar em um relacionamento e pegar balada sozinho todo final de semana? Forno aberto.
 
Ser pai ou mãe sem abrir mão das noites de sono? Já entendeu.

  

Escolher fazer o pão crescer é abrir mão de assar uma lasanha ou preparar o pudim.

 

Se apegar à sua escolha pede paciência para entender o que aquilo vai te trazer enquanto, muitas vezes, pode bater a ansiedade de querer mandar o pão à merda e correr para pedir o bolo que seu coleguinha do Instagram postou que já está comendo depois de pedi-lo no delivery sem ter o menor trabalho. Mesmo que você nem goste tanto assim de bolo e esteja louco por um pão caseiro, quentinho.

 

Com esse monte de acesso a tudo e a possibilidade de sermos – de certa forma - o que quisermos, temos a receita perfeita para muitas pessoas não saberem o que querem.

 

Ao mesmo tempo que o mundo atual nos abre tantos caminhos, tem gente aos montes que simplesmente não sabe lidar com opções. É só lembrar daquela pessoinha com o cardápio na mão indo e voltando nas páginas sem saber o que pedir para o garçom. Ou aquela outra que abre a geladeira e fica assistindo cada seção dela até se esquecer por que ela chegou até ali.

 

Lembro de um diretor que tive em uma empresa que, quando mandei um e-mail perguntando se faríamos a camiseta da Copa do Mundo em azul ou amarela, ele me respondeu OK.

 

Hihihivotril.

  

Em uma das poucas apresentações úteis que assisti enquanto trabalhava em empresas, o palestrante falou: “Ser estratégico para chegar onde deseja começa por saber o que você não quer”.

 

Achei um bom começo para ajudar o indeciso entre o pão e o bolo.

 

Experimentar é fundamental para nos expandirmos. Mudar a receita, incrementar, testar algo novo. Mas saber o que estamos assando vai tornar tudo mais proveitoso.

 

Assim como o forno que faz o pão, quanto mais nos abrimos sem saber quem somos, mais nos perdemos, menos crescemos. Então, comece escolhendo a sua receita.

 


Comentários